Postagens

Mostrando postagens de junho, 2010

Data de Fabricação e data de validade

Na semana passada, eu fui até o Cemitério Municipal de Indaial. O motivo era que a parte antiga do cemitério está depredada. Ao que parece, algumas pessoas gostam de passar a noite naquele lugar, quebrando túmulos, furtando materiais de ferro, e deixando garrafas e latinhas de bebidas vazias. O meu trabalho era o de registrar com fotografias aquela situação. A parte antiga do cemitério contém túmulos de pessoas que faleceram no século XIX. E eu passei um tempinho ali, olhando a parte antiga mas também os arredores. Existe uma parte bem conservada no cemitério. E fiquei lendo os dizeres nos túmulos: o nome da pessoa, data de nascimento e data de falecimento. E parei para pensar que um dia também existirá um túmulo com o meu corpo. Luiz Cláudio Altenburg - nascimento: 30/09/1980 * Falecimento: só Deus sabe! Então o negócio é o seguinte: aproveitar a vida ao máximo, fazer um monte de coisas que tem vontade, além de muitas ações positivas. Deixar uma marca no mundo, na família, no círculo

Felicidade

O Que traz felicidade? Dinheiro? Muitas pessoas doariam todo o seu dinheiro para ter um pouco de paz, um pouco de sossego (existem casos assim, verídicos, de pessoas que se desfizeram de fortunas). Beleza? Não, porque existem pessoas lindas que sofrem de tristeza, depressão. Se beleza trouxesse a felicidade, elas não seriam assim. Conhecimento? Existem doutores que são insatisfeitos, infelizes. O conhecimento ao invés de libertar, pode aprisionar as pessoas com ideias preconceituosas ou orgulhosas. Eu diria que felicidade está em se fazer aquilo que se gosta. Simples assim. Aliás, é na simplicidade que está as boas ideias. O homem é que complica. - empinar uma pipa; - jogar video-game; - ler um livro; - fazer uma caminhada; - escrever um conto; - rir com os amigos; - assistir um programa de tv legal; - comer pipoca; - dormir numa cama quentinha; - ter ouvidos para ouvir uma boa música. Todas essas ideias trazem felicidade. Felicidade é viver com intensidade cada momento, cada situação.

Fundo Municipal de Cultura

As inscrições para o Fundo Municipal de Cultura para Blumenau, vão até o dia 23/07. É a oportunidade, para quem tem interesse, de fazer um projeto para as áreas de dança, teatro, música, patrimônio histórico, folclore, literatura, entre outros. Se você tem uma ideia, aproveite essa oportunidade. Minha sugestão é que tenha pessoas de confiança ao seu redor, pensem num trabalho legal e mandem ver. A cultura, principalmente a cultura de Blumenau, precisa de bons trabalhos e de pessoas motivadas. E pode ser uma boa oportunidade para aqueles que (como eu) estão começando suas brilhantes carreiras artísticas hehehehe ok faltou modéstia nessa última parte... É isso. O recado está dado. Saudações!

Crime e Castigo

Estou lendo o livro Crime e Castigo, do Dostoiévski. Muito interessante a construção psicológica dos personagens. Por momentos não sei se eu choro, não sei se eu fico bravo, tudo isso enquanto leio a obra. E prende a atenção. Como ele descreve os cenários, a pobreza da Rússia do século XIX, os comportamentos de cada personagem. Bem, ainda estou na página 68. Quando tiver mais novidades, escrevo aqui.

Copa do Mundo

Eu assisti pela televisão ao jogo da Copa do Mundo 2010 entre Brasil e Costa do Marfim. Não vou aqui comentar detalhes sobre o jogo, e sim sobre as companhias que estavam comigo durante a partida. Minha esposa, minha mãe e minha sobrinha. Duas mulheres e uma adolescente. Foi interessante e divertido. Ao passo que muitos homens, na nossa sociedade, geralmente conhecem as regras de futebol, escalações, impedimentos, laterais, faltas e o escambau, a minha esposa, minha mãe e minha sobrinha eram mais tranquilas nos comentários: "Olha como o Kaká é bonito". "Olha essa pedalada do Robinho. Que beleza não?" "Não vai dar falta, ô juiz?!" "Ah porque errou esse passe?" "Mas esse comentarista tem algo contra o Kaká!" "Olha como o Dunga ficou nervoso!" "Olha como o Kaká é bonito". Pois é, foi bom e divertido. Um ambiente tranquilo para se assistir uma partida de futebol.

Inverno

Começou o inverno, segundo o nosso calendário. Uma época para nos agasalharmos bem, principalmente nossos sentimentos. Vamos nos aquecer, ajudando as pessoas ao nosso redor, sejam elas quais forem. A solidariedade, o companheirismo e a alegria são boas maneiras para não passarmos frio na "estação mais fria no ano". Claro, cobertores e chocolates também ajudam.

Noturnas

O silêncio é em muitas situações a melhor resposta. Quem não possui algo decente para falar, muito coopera de boca fechada. As pessoas tendem a falar muito. Falam tanto que não se escutam e nem param para pensar no que estão falando. Vejo, pela proliferação de blogs, sites, twitters da vida, muita informação sendo transmitida. Porém, dessa informação toda, quanto podemos tirar de útil, de válido, de verdadeiro? As pessoas escrevem muito e sem discernimento. Escrevem para aparecer, para serem populares, para fazer a diferença, para conquistar prestígio, fama, sucesso, os quinze minutos. Mas e daí? O que contribuem realmente? O que constribuímos de verdade?

As Árvores da Beira Rio Parte 2

Em tempo: a primeira parte da reurbanização da Beira Rio ocorreu em 2004 - último ano do Prefeito Décio Lima em Blumenau, ano eleitoral portanto. o candidato do Décio não venceu e a obra ficou pela metade. Agora estamos em 2010 e nesse ano eles resolveram voltar a reurbanizar a outra metade da Beira Rio. Curiosamente outro ano eleitoral. Curiosamente ainda, muitas famílias que perderam suas moradias na catástrofe de 2008 ainda estão sem suas casas! Ao invés de reurbanizar a Beira Rio, porque não investir nas moradias das famílias que ainda estão sem? Não seria ideal se o progresso viesse para edificar casas, ao invés de derrubar árvores e alargar calçadas. Visualmente fica bonito, é claro que fica bonita a Beira Rio totalmente reurbanizada. Melhor ficará, entretanto,quando todos os moradores de Blumenau tiverem condições decentes de habitação e oportunidades iguais de progresso. O progresso não pode ser apenas para uma parcela da população.

As árvores da Beira Rio

O assunto do momento aqui no blog é sobre as árvores da Beira Rio. Estas árvores estão condenadas a caírem no chão, unicamente porque se situam nas margens da dita rua. É que o projeto de reurbanização planeja alargar as calçadas e portanto, as árvores irão atrapalhar isso. Derrubá-las seria a melhor situação. Acontece que tal atitude gerou polêmica, porque muitas dessas árvores produzem sombra e além da sombra, alegram a paisagem. Imaginar a Beira Rio sem essas árvores, seria uma triste imagem. Um descaso grande. Na realidade, as árvores da cidade veem sofrendo inúmeros atentados, quase que diariamente. Um exemplo bem conhecido é a figueira da praça da Prefeitura, que tombou vencida pelo "progresso", e o Tamarindo da Ponte do Tamarindo, que já se encontra com o atestado de óbito pronto, só faltando mesmo vir à óbito. Mas existem muitas outras árvores desconhecidas, bem menos famosas, que perecem a golpes de trator e serra elétrica. Só na rua onde eu moro, em menos de seis me

A respeito do dia dos Namorados

Ok, é uma data movimentada pelo comércio Mas quem tem uma namorada ou namorado, noivo ou noiva, marido ou esposa, há de convir que é um dia bem interessante. É um dia especial. E também para nos lembrar que temos outros 364 dias em cada ano, para celebrarmos, com muito carinho, união e amor, o que a pessoa querida ao nosso lado representa em nossas vidas. É importante dizer isso e também demonstrar, com ações e pequenos gestos que, dia a dia, removerão montanhas. Versinho: "Precisava de uma rosa Para dar à pessoa amada Procurei e não encontrava Até que, passando por uma rua Vi uma rosa caída no chão Entreguei todo feliz à pessoa amada - Oh que alegria - ela disse - O meu jardim está completo. Eu perguntei: - faltava essa rosa apenas? - Sim - ela disse - Essa rosa e você." Beijos e abraços

Feliz Junho

Junho! Dia dos Namorados Festa Junina Metade do ano Copa do Mundo (para quem gosta) Inverno Amigos Energia Família Risadas Estudo Seriedade Responsabilidade São os votos do Garimpo da Escrita!