Carnaval em Blumenau não deu samba

Pois é, na cidade de Blumenau, não haverá desfile de Carnaval. Parece que na nossa cidade, o que "pega" mesmo é o rótulo de cidade germânica, com as tradições e tudo o mais. Infelizmente, para os míopes responsáveis pelo turismo blumenauense, existem aqui descendentes de italianos, poloneses, paulistas, cariocas, pernambucanos, gaúchos. Nem só de alemães vive Blumenau!

Nada contra o povo da Alemanha, eu inclusive tenho sobrenome alemão. É que me dói ver como a história é manipulada e o turismo vira e mexe apenas "respira" tradições germânicas. Penso que o turismo em Blumenau está perdendo dinheiro. Poderiam investir - e receber retorno - com outros eventos, festas que contemplassem as pessoas que não são loiras nem de olhos azuis.

É uma crítica construtiva. Gramado por exemplo, é uma cidade bem turística com diversas atividades, eventos, museus que não respiram apenas a germanidade. Gramado possui uma variedade de opções que atraem pessoas de várias nacionalidades e de todas as idades.

E Blumenau? Claro, é complicado fazer comparações. Cada cidade possui a sua realidade. Mas...

Acredito firmemente que o turismo poderia ser reiventado por aqui. Para ampliar horizontes, envolver outros grupos e abrir novas possibilidades financeiras e de bem estar - para o turista e para o cidadão blumenauense.

Enquanto isso, o Carnaval de rua de Blumenau...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

If Ye Love Me, música de Thomas Tallis

Monumento à Mãe Pátria