Ideia Fixa

Eduardo estava inquieto, um pouco além do habitual. Quem o observasse perceberia uma palidez em seu rosto, e também um suor na face e nos braços. Mas o observador poderia atribuir essas características ao calor sufocante daquela tarde.

Ninguém o observava, portanto. Eduardo estava a sós com ele mesmo, com os seus pensamentos martelando sua mente e fustigando a razão.

Uma ideia borbulhava em sua mente, quase como uma obsessão - ou seria uma obsessão já nessa altura? - e o impossibilitava de fazer ações simples como se alimentar ou sair da frente do computador.

Pesquisava videos pela internet, entrava em blogs, em periódicos eletrônicos, fóruns de discussão e outros meios que conseguisse encontrar para se informar.

Penhascos. Isso mesmo, penhascos. Essa era a ideia fixa que o fazia suar abundantemente e ter a cor da pele parecida com uma xícara de porcelana branca.

Após buscas demoradas pela internet, fazendo-o gastar horas na frente da tela, descobriu um penhasco do seu agrado.

Para sua sorte era ali perto. Exceto que o "perto" estava a 30 km de distância. Mas, para quem dispõe de um carro para se deslocar e um tanque cheio, não seria problema.

Saiu de casa. A obsessão assim permitiu que ele o fizesse. E foi em busca de seu penhasco. Levou lanternas, um lanche, uma corda, uma máquina fotográfica.

Ao chegar ao local, divisou o penhasco ainda com o auxílio da claridade, que emitia seus últimos raios, denunciando a chegada da noite.

Eduardo parou e observou. O penhasco era relativamente alto, e demandaria um esforço e também algum conhecimento do terreno. Nunca esteve ali antes.

bateu algumas fotos, aproveitando os últimos resquícios de luz. Sentou, comeu o lanche sem perder de vista o penhasco.

Quando finalmente a noite cobriu com o seu manto tudo ao derredor, ligou a lanterna e apontou-a ao penhasco. A falta de luz natural não o impediria de observá-lo.

Após umas duas ou três horas, enfim deu conta de si e pareceu despertar de um entorpecimento que o manteve sentado até aquele momento. Suas pernas formigavam.

Levantou-se. Olhou uma última vez para o penhasco.

Empreendeu o caminho de volta para sua casa.

Tomou um banho, fez mais um lanche e deitou.

No dia seguinte e em todos os outros dias nunca mais pensou naquele penhasco. As imagens tiradas com a máquina fotográfica as deletou sem olhar.

Eduardo estava pronto para a próxima obsessão.

FIM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

If Ye Love Me, música de Thomas Tallis