Escrever

Há uma frase de Blaise Pascal, matemático e filósofo francês, que chamou a minha atenção nas últimas semanas. Ela é mais ou menos assim:

Quando estou com pressa, eu escrevo muito.

Muito interessante a frase. Como assim, ele está com pressa e escreve muito? Mas não é justamente a falta de tempo que lhe impede de escrever? E como ele consegue escrever muito estando com pressa?

Mas a pressa aqui pode ser entendida como quando escrevemos sem pensar direito, sem refletir, sem deixar "maturar" na nossa mente o pensamento e assim, afobados, colocamos para o papel ou para a tela de um computador, todas as nossas ideias ainda em fase de gestação. Deixamos também de fazer uma revisão. E daí escrevemos muito.

A concisão é característica que requer muito treino, exercício. E o exercício não pode vir com a pressa.

Então Blaise Pascal quis dizer que escrever pouco querendo dizer muito é uma qualidade. E que escrever muito querendo dizer pouco é um talento em desenvolvimento.

Comentários

  1. talvez ele queira dizer outra coisa,mas vale nossa interpretation tbm... só que tem sempre o nosso contexto influenciando, nesse caso, o acadêmico.tipo, entregando um trabalho da facul pra passar de semestre hehe é de algum livro essa frase?? ou só aforismo?

    tem outra frase atribuída a ele que gostei, ouvi o chico anysio falando ela no fantástico

    "Não tenho vergonha de mudar de idéia porque não tenho vergonha de pensar."

    ahhhhh, a pressa podia ser um desejo intenso de viver, daí ele escrevia o que podia, como podia, quando podia, para viver tudo novamente, registrar, compartilhar e iluminar mentes com suas ideias séculos depois...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

If Ye Love Me, música de Thomas Tallis

Monumento à Mãe Pátria