Postagens

Mostrando postagens de maio, 2010

Desabafo

Na terra da Oktoberfest, é natural que um projeto de lei proibindo o consumo de bebidas alcoólicas cause indignação. Isso está acontecendo atualmente em Blumenau. Pergunto: porque em determinadas épocas do ano, beber em qualquer lugar na cidade é legal e faz parte da tradição, enquanto em outras épocas, se você beber a mesma bebida num parque, praça ou posto de gasolina, não fica bem? Alguém sabe responder essa?

Livre como Criança

Hoje quando eu saí para almoçar, eu me deparei com uma criança rodopiando na frente do restaurante. Esse é o bom de ser criança: - Faz o que tem vontade em qualquer lugar, em qualquer momento; - Não se preocupa em agradar as pessoas; - Acha em tudo motivos para brincadeiras; - Não pensa se o que está fazendo é certo ou errado; - É livre no seu agir e no seu pensar. Já o adulto, tolhido pelas pressões sociais, é o oposto da criança nesses quesitos mostrados acima. Vamos aprender com as crianças.

Noturna

Canto porque tenho voz E para não ouvir a outra voz Voz do lamento, voz do cansaço Canto porque tenho voz Voz da alegria, voz da coragem Essa é a voz que quero usar Nas minhas canções diárias.

Espinhos e Sonhos

Espinhos e Sonhos Sonhar é bom Mas é bom também o espinho A nos espetar Pois a dor Traz de volta A realidade Quem vive só de sonho Não coloca os pés no chão Quem acha que a vida é só fantasia Não prestou atenção nos espinhos: Das horas, das oportunidades perdidas Uma dosagem dos dois, portanto Um pouco de sonho Um pouco de espinho E assim vamos vivendo a vida.

"10"

Eis uma lista - incompleta - das coisas que podemos fazer antes de morrer Obs: antes de morrer é muito vago porque nunca sabemos quando isso irá acontecer conosco. Portanto, aproveitemos o tempo que dispomos, não importando se temos 20 ou 90 anos de idade. 1. Pisar na grama com os pés descalços; 2. Ler livros de diferentes autores e diferentes assuntos; 3. Rir alto; 4. Chorar quando tiver vontade; 5. Fazer amigos o tempo todo (mesmo que eles não estejam o tempo todo junto com a gente); 6. Abraçar alguém de verdade; 7. Olhar nos olhos; 8. Pedir desculpas; 9. Dar e receber um colo; 10. Comer chocolate (se você não puder comer açúcar, substitua por seu alimento preferido).

Sono Sono Sono

Sono Sono Sono Quero dormir um pouquinho Sono Sono Sono Eu vou ficar quietinho Eu já pulei bastante Eu já tomei solzinho Sono Sono Sono Eu quero o meu colinho Essa é uma música infantil. Olhem a sensibilidade dela. A melodia é linda. Vale a pena sonhar com letras de música que são fonte de inspiração para escritores e artistas.

Sobre Norbert Elias

Já escrevi aqui sobre a minha simpatia pelo sociólogo alemão Norbert Elias. Gosto do que ele escreve, sobretudo a respeito da velhice e as sociedades da época da corte. Eu o conheci através de sua biografia, escrita na década de 80, quando ele tinha mais de 80 anos. Quando ele comentou sobre como escreveu o livro O Processo Civilizador, de 1939, uma de suas obras mais conhecidas, Elias escreveu que o ato de escrever nunca foi fácil. Sempre precisava escrever 10 vezes para aproveitar uma única vez. Ou seja, para cada parágrafo no seu livro, ele reescrevia diversas vezes. É prova de trabalho, de treino, de esforço. Mas também prova para as pessoas de que, com essa mesma disciplina, também podem alcançar os seus objetivos. Como eu gosto de escrever, isto tornou-se um incentivo. Não me preocupo em acertar de primeira, porque com as revisões, surgem as melhorias e desenvolvemos melhor a ideia. É isso.

Trânsito Difícil

Hoje eu estava de carro, lá pelas 18hs25, quando minha esposa ligou, pedindo para buscá-la na Rua Angelo Dias, transversal da Rua 7. Eu fui. Levei 30 minutos para chegar ao local combinado. O trânsito simplesmente não andava. Não tinha como. As 4 faixas da Rua 7 foram incapazes, inúteis. Seria necessário mais 4 faixas para dar conta. O problema do trânsito em Blumenau, ao lado da questão do presídio superlotado, é uma das maiores dificuldades. Não existe alternativa fácil para resolver, e certamente levará tempo para se resolver. Eu li hoje que a cidade tem 300 mil habitantes e 192 mil automóveis. 1 carro para 2 pessoas. É muito automóvel. Vejo as tentativas de desafogar o trânsito (corredores exclusivos de ônibus, semáforos novos na Beira Rio e na Rua São José) como louváveis, porque algo precisa ser feito. Mas não são a solução. Se cada carro ocupa 4 metros de espaço, então os 192 mil automóveis blumenauenses enfileirados um atrás do outro, ocupariam perto de 800.000 quilômetros. Iss

Biblioteca de uma escola municipal (3)

Imagem
Terceira e última foto da biblioteca da Escola Professor Mário Bonessi, de Indaial. Eu conheci essa escola quando fui fazer uma palestra sobre o Arquivo Histórico da Indaial (onde eu trabalho). E nesse dia a escola iria começar uma semana de literatura, com contação de histórias, palestras para os professores. Muito interessante. A escola estava toda enfeitada para o evento.

Biblioteca de uma escola municipal (2)

Imagem
Mais uma foto. Que aprendizado os alunos podem ter, não é mesmo?

Biblioteca de uma escola municipal

Imagem
As fotos que vocês verão agora, são da biblioteca da Escola de Educação Básica Professor Mário Bonessi, de Indaial. Observem que beleza de espaço e que excelente lugar para aprendizado. O baú que aparece numa das imagens, contém figurinos que os alunos podem vestir e assim criar histórias.