Trânsito Difícil

Hoje eu estava de carro, lá pelas 18hs25, quando minha esposa ligou, pedindo para buscá-la na Rua Angelo Dias, transversal da Rua 7. Eu fui. Levei 30 minutos para chegar ao local combinado. O trânsito simplesmente não andava. Não tinha como. As 4 faixas da Rua 7 foram incapazes, inúteis. Seria necessário mais 4 faixas para dar conta.

O problema do trânsito em Blumenau, ao lado da questão do presídio superlotado, é uma das maiores dificuldades. Não existe alternativa fácil para resolver, e certamente levará tempo para se resolver.

Eu li hoje que a cidade tem 300 mil habitantes e 192 mil automóveis. 1 carro para 2 pessoas. É muito automóvel.

Vejo as tentativas de desafogar o trânsito (corredores exclusivos de ônibus, semáforos novos na Beira Rio e na Rua São José) como louváveis, porque algo precisa ser feito. Mas não são a solução. Se cada carro ocupa 4 metros de espaço, então os 192 mil automóveis blumenauenses enfileirados um atrás do outro, ocupariam perto de 800.000 quilômetros. Isso mesmo. 800.000 quilômetros! Não existem ruas na cidade que comportem tudo isso. Por causa desse problema, presenciamos, lemos ou ouvimos reclamações diárias sobre os constantes engarrafamentos.

A ideia de se usar mais o ônibus é boa, mas para isso a população precisa aderir ao transporte público. Entretanto, o automóvel representa um item muito importante (principalmente para o blumenauense). Será que as pessoas abririam mão do seu veículo pessoal, para pegar um amarelinho cheio de pessoas?

Continua

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

If Ye Love Me, música de Thomas Tallis

Monumento à Mãe Pátria