Frases Prontas

Recentemente eu fui a um velório. E e mais alguns colegas. Cheguei no local, abracei a pessoa que perdeu o pai, passei uma energia boa, carinho.

E os meus colegas falaram para essa pessoa que perdeu o pai: - Meus pêsames!

Pô, meus pêsames!?

Meus pêsames significa "meu peso para ti", "meu sofrimento", "meu pesar para ti nesse momento".

Caramba, a pessoa que perdeu um ente querido já está numa deprê grande e chega outra pessoa e joga mais sofrimento em cima?

Eita frase pronta essa do Meus Pêsames.

Sim, porque em situações impactantes emocionalmente falando, como o caso de um velório, as pessoas não sabem o que dizer (em muitos casos). Então recorrem ao recurso das frases prontas - convenientes até certo ponto, entretanto, inúteis.

Como seria bom se as pessoas fossem mais expontâneas, sinceras. Não importa. Eu já aboli o Meus Pêsames há bastante tempo. Faço a minha parte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

If Ye Love Me, música de Thomas Tallis

Monumento à Mãe Pátria