Vândalos no Parque Ramiro Ruediger

Eu li no site do jornal de Santa Catarina (www.santa.com.br) na semana passada, que vândalos haviam depredado equipamentos de ginástica do Parque Municipal Ramiro Ruediger, localizado próximo à Vila Germânica e o Mercado Público.
Era apenas uma nota, mas deixava bem claro que Vândalos haviam depredado bens públicos para uso de todos.
Pois é, vândalos. Vândalos. Vândalos... Mas quem são eles?
São seres de chifres, aspecto grosseiro? Criaturas asquerosas, horripilantes? Seres desprovidos de pai e de mãe, desprovidos de um pingo de decência?
Não, esses que a imprensa burra teima em chamar de vândalos, são seres humanos, filhos membros de família, blumenauenses, cidadãos.
Mas, que sorte eles terão em suas vidas se são marcados dessa maneira? Que motivos teriam para depredar um parque público? Será que não somos responsáveis por isso? Será que as pessoas (repito, pessoas) que fizeram isso, não estão excluídas da sociedade, vivendo à margem, tendo que mendigar?
Enquanto isso, a imprensa que poderia auxiliar nesse processo, presta um mau serviço, ao marcar essas pessoas com ferro e fogo, através da alcunha vândalos. Isso não resolve nada, o problema continua.

Comentários

  1. Luiz, gostei do seu texto, mas não vejo outra palavra para definir estas pessoas do que vândalos. Quem tem que mendigar não perde tempo destruindo um patrimônio que ela mesmo ajuda a pagar. Na minha opinião, o que falta para estas pessoas (se forem jovens) são pais responsáveis. Muitas vezes o vândalo não é o pobre. É o riquinho de escola particular que acha legal transgredir as regras, se aventurar. Acho que a imprensa deve continuar divulgando, seja com o nome que for, para que o poder público tome providências: policias para vigiar e medidas corretivas aos infratores.
    Abração pra vc!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

If Ye Love Me, música de Thomas Tallis