Quando reclamar só não basta

Tenho visto, ouvido e lido muitas críticas e reclamações, dos mais variados tipos e níveis. Aqui é o governo que não cumpre o seu papel, e os políticos eleitos pelo povo que não merecem o cargo que possuem. Ali é a insatisfação com os vizinhos, com os colegas, com os jogadores de futebol, os artistas de novela, o chefe...

Sempre reclamações. Pergunto aonde isso vai parar. Se ainda tivessem um fim prático. Mas geralmente o que acontece é o seguinte: as pessoas reclamantes sempre criticam alguma coisa e exigem que algo seja feito. Mas acontece que esse algo é sempre para outra pessoa fazer, nunca para elas. Assim fica fácil não é mesmo?

Concordo que devemos exigir, fiscalizar, ficar de olho. Mas não adianta ficarmos de braços cruzados e aguardarmos que a solução venha sempre de uma outra pessoa. Muitas vezes, nós mesmos podemos contribuir:

- não poluindo a rua;
- sendo um bom profissional (em qualquer área de atuação);
- não querendo tirar vantagem do tal jeitinho brasileiro;
- cumprindo tudo o que falamos;
- dando valor para a honestidade;
- ajudando as pesssoas necessitadas (qualquer tipo de necessidade);
- não fazendo fofoca;
- ocupando o nosso tempo, não perdendo tempo com perfumarias;
- sendo úteis, analisando o que podemos fazer ao nosso alcance (lembrando que não conseguiremos resolver os problemas do mundo, mas se começarmos com o nosso mundo interior, já será um começo).

Várias são as possibilidades. É só praticar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

If Ye Love Me, música de Thomas Tallis