Ainda Norbert Elias parte 2

Um dos motivos que eu mais gosto do trabalho do sociólogo Norbert Elias, mesmo sem ter lido todos os seus livros, é que ele é prático. Suas ideias podem ser observadas na sociedade onde vivemos. Mais: inclusive nas nossas famílias, entre as rodas de amigos, de grupos de trabalho. Isso é o que eu acho interessantíssimo. Não se trata de ideias colocadas num livro apenas. Podem ser compreendidas, analisadas e testadas por nós mesmos.

Na minha opinião, esse é um dos grandes méritos de Elias. Porque quando lemos algumas de suas obras (e A Solidão dos Moribundos é uma delas), ficamos com nosso pensamento modificado. E somos convidados para passar da teoria à ação. Colocamos um óculos e passamos a enxergar mais além, mais longe e com clareza nos detalhes onde antes víamos apenas borrões e imagens distorcidas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

If Ye Love Me, música de Thomas Tallis