O Silêncio dos Moribundos

Norbert Elias, sociólogo alemão, nascido em 1897 e falecido no ano de 1990, escreveu alguns livros. Quando estava com quase 90 anos, escreveu um ensaio intitulado O Silêncio dos Moribundos, em que aborda a questão da velhice nas sociedades ocidentais modernas.

As pessoas mais velhas tendem a ficar em casa, porque já não possuem a mobilidade da época da juventude. E também, porque estão mais propensas a terem doenças. Por causa disso, segundo Elias, os idosos que permanecem em casa, recebem poucas visitas de amigos e até mesmo de parentes. O motivo: contemplar a fragilidade de um idoso remete as pessoas à ideia da doença e da morte, esta um dos grandes tabus e mistérios.

E por isso muitas pessoas velhas sofrem de solidão, de abandono. Porque apesar de terem uma idade avançada, nem por isso deixam de ser pessoas sociais, necessitadas de convívio tanto quanto as pessoas mais jovens e as crianças.

Sábios apontamentes esses trazidos por Norbert Elias, que escreveu justamente essa obra quando estava com idade de quase 90 anos. Serve de reflexão para os nossos dias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

If Ye Love Me, música de Thomas Tallis