Um Olhar Diferente

Conheço Porto Belo desde criança. Os meus pais possuem uma casa de praia lá. E todos os anos nós sempre frequentamos aquela praia.
Eu achava que já conhecia tudo sobre o lugar, que já havia feito um monte de coisas. Afinal, foram muitos e muitos anos.
No entanto, a vida nos ensina sempre.
Um dos meus cunhados, que ainda não conhecia a casa de praia de Porto Belo, foi para lá pela primeira vez alguns dias atrás.
Perto da casa, existe uma praia, com diversas pedras, umas maiores, outros menores. De algumas delas é possível pular e cair na água do mar.
Pois foi o que o meu cunhado fez, apenas minutos depois de pisar pela primeiríssima vez naquela praia.
Eu fiquei impressionado, porque ele naquele curto espaço de tempo, fez algo que eu, em todos esses anos, jamais tinha feito: pular de determinada pedra para cair na água.
Tomei essa lição. E adorei pensar sobre ela. Eis algumas das minhas conclusões:

- Como eu já estava acostumado com aquela paisagem, não enxergava mais a possibilidade do novo e e de exploração, que foi o que o meu cunhado fez;
- Sempre podemos fazer e aprender algo, mesmo num lugar que seja comum;
- A rotina nos impede de enxergar diferente, perceber o vislumbre da natureza e toda a sua capacidade de encantamento;
- O meu cunhado pulou de diversas pedras que eu nunca havia pulado antes - o seu olhar não estava como o meu. Ele via possibilidades em tudo e eu só enxergava o que estava acostumado a enxergar;
- Essa lição serviu para eu buscar a curiosidade outra vez.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

If Ye Love Me, música de Thomas Tallis

Monumento à Mãe Pátria