Blumenau e os carros

Li no blog O Trabuco de Blumenau, uma post que fala do problema do trânsito em Blumenau. Realmente é um problema. Mesmo as pessoas que não usam carros se deparam com ele: pedestres, ciclistas.

O problema é que o blumenauense A-D-O-R-A carros. Existem diversas revendedoras de carros na cidade. Novos ou usados, e com as parcelas menores e os financiamentos, ficou mais fácil adquirir um automóvel.

Só que o X da questão ninguém combateu ainda: um carro ocupa pelo menos uns quatro metros. As ruas não aumentam. E cada semana entram carros novos. Conclusão: não tem como! Não existe mágica que encolha os automóveis ou aumente as ruas.

É preciso rodízio. É preciso usar mais bicicleta. Usar mais transporte público (mesmo que seja esse caos de transporte público). Porque senão será sempre esse inferno de engarrafamentos, horas do rush intermináveis. Tudo porque as pessoas não abrem mão do seu veículo. E podem observar: a maioria dos carros na rua contém apenas o seu motorista.

Ao lado da falta de água, do transporte público deficiente e do sistema carcerário desumano, eu acredito que o trânsito de Blumenau é um grande pepino, ou melhor problema, ou ainda, um grande pepino problema.

Feliz daquele que conseguir comprar um helicóptero.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

If Ye Love Me, música de Thomas Tallis

Monumento à Mãe Pátria