Resgate histórico

Já repararam quando, nos meios de comunicação, ao surgirem reportagens falando sobre pesquisas históricas ou lançamentos de livros, o termo "resgate histórico" sempre aparece?

Da forma como o termo é usado, resgate histórico dá a impressão de que basta você fazer uma pesquisa e pesquisar uns documentos e pronto - a história está ali para ser vista novamente, porque foi resgatada do limbo onde se encontrava. Infelizmente não é tão simples. Isto está relacionado mais com a pobreza de linguagem, com a rotina de determinadas expressões que as pessoas tanto dizem no dia a dia. O termo resgate histórico é uma delas.

A história tem diversas abordagens, pontos de vista e formas de se fazer uma pesquisa. Um resgate histórico - qualquer que seja ele - jamais poderá abarcar todas as possibilidades. Portanto, é impossível fazer um resgate histórico. O que é possível sim, é escrever sobre algum assunto há muito tempo esquecido, e começar uma pesquisa. Para finalizar, eu lembro duma professora do curso de Especialização, que criticava o termo resgate, e dizia que os historiadores não são bombeiros para realizarem resgates. Na época, eu achei a professora radical, mas hoje, diante da forma massiva com que esse termo é utilizado, eu penso que a professora não era tão radical assim.

Em outras ocasiões, voltarei a tratar sobre o assunto.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

If Ye Love Me, música de Thomas Tallis

Monumento à Mãe Pátria