Os Sofrimentos do Jovem Werther

Esta obra, escrita em 1774 por Goethe, é uma daquelas histórias que mexe com o leitor. Impossível não se deleitar com as alegrias de Werther, o personagem central.

Mas ao mesmo tempo, é difícil não se impressionar com os caminhos tortuosos seguidos pelo mesmo Werther. Alegria e tristeza. Tristeza e desespero. Desespero e apatia. Estes são os sentimentos que rondarão o leitor quando estiver apreciando Os Sofrimentos do Jovem Werther.

A obra é muito bem escrita, com bom vocabulário. O enredo é simples, mas o desfecho não. E tentamos, de alguma forma, dialogar com Werther, para que ele tome outro rumo na sua existência, para que faça outras escolhas. Gostaríamos que a sua vida fosse cheia de alegrias, de poesia, de contentamento e satisfação. No entanto, o livro segue pelas veredas do desespero, da tristeza. Não escreverei mais para deixar que a obra fale por si mesma.

Em 1774 quando a obra foi lançada, Goethe tinha 25 anos. O livro fez sucesso já no século XVIII e continua até hoje. Ele é considerado um dos escritores mais importantes da Alemanha. Certamente ele o é. O interessante nesse livro é como Goethe mostra os vários sentimentos na existência de Werther, sentimentos esses presentes na vida de cada um. Nós criamos uma identificação com ele. Talvez por isso o livro seja conhecido até nossos dias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

If Ye Love Me, música de Thomas Tallis