O que você tem saudade?

Essa pergunta eu fiz para um senhor de 81 anos. Ele, motorista de caminhão por mais de 40 anos, e sem dirigir a quase 10, quando ouviu minha interrogação, suspirou longamente e disse:

Tenho saudade do meu caminhão, de quando eu dirigia pelas estradas, saindo de manhã cedinho e levar as encomendas para outras cidades.

Foi gostoso sentir aquele desabafo. Este senhor falou de algo que ele sente muita saudade. E foi um gesto muito bonito. Fiquei imaginando o quanto ele gostava de dirigir.

O que você tem saudade?

Certas coisas não voltam mais, como a infância para quem é adulto. Mas, da saudade podemos fazer um estímulo.

Se um adulto não é mais criança, nem por isso ele esquece de como é ser criança. O principal é ter lembranças prazeirosas daquele tempo, ou de outros tempos.

Mas, e as pessoas que já se foram? Como parentes e amigos?

No meu caso, tenho alguns parentes que já não estão comigo, mas amigos não perdi nenhum ainda. Já parentes meus, mais velhos, já declararam ter perdido muitos amigos pelo tempo.

Eu não sei como é isso. Não passei pela experiência de perder um amigo através da morte. Mas se acontecer, e um dia irá acontecer, vou reter na memória as boas lembranças, as risadas, as conversas tranquilas, os estresses, os segredos, os desabafos, as situações engraçadas.

E disso eu sentirei saudade. Desse tempo. E a saudade será ao mesmo tempo um consolo, porque vou me nutrir com essas lembranças. Lembranças de um tempo bom, leve, agradável.

E ainda que eu não tenha mais os meus amigos por perto, vou procurar viver esse tempo bom, leve, agradável, como se eles estivessem ao meu lado, honrando assim suas lembranças e memória...

O que você tem saudade?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

If Ye Love Me, música de Thomas Tallis

Monumento à Mãe Pátria