Sobre Altino Flores

Altino Flores foi um jornalista e professor da cidade de Florianópolis. Membro da Academia Catarinense de Letras, sendo inclusive um dos fundadores, Altino foi dono de colunas de jornais, durante algumas décadas. Nasceu no final do século XIX e faleceu no começo da década de 1980.
O artigo A Ambição do Menino, publicado na postagem anterior, mostra um importante fato, que não pode ser ignorado, por quem deseja ser escritor, ou fazer uso da escrita: ninguém nasce escritor. É isso mesmo. Esta atividade requer treino, prática, paciência, energia e tempo - tempo para amadurecer uma ideia, tempo para desenvolver vocabulário, fazer leituras em livros, leituras. Ninguém pense que bastará pegar um lápis e um papel, alguns minutos e pronto, estará pronto um best seller. Não mesmo.
Com Altino Flores foi assim. Quem ler a sua produção como jornalista e escritor, poderá ignorar que ele foi um menino pretensioso. A realidade mostrou a ele a ilusão de sua pretensão. Com vontade de escrever, mas sem treino nem leituras, Altino se viu preterido no seu artigo de jornal, e isso foi estímulo, porque assim ele lançou uma busca para se melhorar, para treinar sua escrita, aprimorar suas leituras e assim, tornou-se um bom escritor. Mas se ficasse apenas na ilusão de que poderia escrever qualquer coisa sem treino, então jamais seria iria para frente.
Escolhi escrever sobre isso, porque é bem o lema deste blog - escrever, praticar, treinar.
Ninguém nasce escritor - é preciso técnica e tempo.

Comentários

  1. Sou neto do Professor Altino e fico feliz que mesmo falecido ele continua presente na medida que influencia jovens idealistas como você.

    Afrânio

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

If Ye Love Me, música de Thomas Tallis

Monumento à Mãe Pátria