O Verdadeiro Compromisso (texto de 2006)

Recentemente, quando caminhava pela rua, observei que havia um muro pichado com os seguintes dizeres: rap é o meu compromisso. Refleti sobre a frase e agora, venho fazer minhas ponderações a respeito. Nada contra o rap, gênero musical com legiões de fãs em toda a parte. A continuação da frase é que mais me chamou a atenção – o meu compromisso.
Que compromisso será esse? Parece um paradoxo, um muro pintado, de propriedade alheia, pichado com esta palavra. Se atentarmos para o real significado dela, podemos extrair material para uma análise. Pichar um muro que não é o seu, com qualquer frase, com qualquer palavra, não significa compromisso. Tenho percebido vários muros na cidade em situação similar. Pichados, pintados, degradados. Se existir consentimento do proprietário, ainda vai. Mas neste caso e escrito desta forma, demonstra uma total falta de respeito e um pacto com a sujeira e a poluição visual.
Zelar pela propriedade pública e privada deve constituir o dever dos blumenauenses. Não se apregoa tanto ser Blumenau uma terra de gente hospitaleira e bem educada? Pois então, façamos jus a esta idéia, e cuidemos do embelezamento de nossa cidade. Aqui me detive observando um muro, mas esta reflexão pode se expandir para outros bens, como casas, prédios, placas, cartazes, postes, parques, praças.
Que o nosso compromisso seja com atitudes que despertem o melhor de nós. Não o pior. Compromisso com a cultura, com a educação, o respeito ao próximo e aos bens materiais. E nem será preciso marcar paredes para isto, a fim de avisar as pessoas sobre nossa resolução. Basta que cada um viva lembrando que está em uma sociedade, com direitos e deveres. Nossos próprios atos irão demonstrar o nosso compromisso – desta vez, o verdadeiro.

Comentários

  1. Pena que muitos ainda não se conscientizaram disso... E, o pior, com esses atos acabam passando péssimos exemplos para seu próximo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

If Ye Love Me, música de Thomas Tallis

Monumento à Mãe Pátria