Postagens

Mostrando postagens de outubro, 2011

Estrada das Areias (2)

Sei de muitos moradores de Estrada das Areias com mais de 80 anos e que continuam cuidando de suas terras e dos afazeres diários. A expectativa de vida ali é bem alta. Possivelmente porque eles não tem as preocupações das pessoas dos centros urbanos. São felizes. Uma felicidade sem mistura. Ocupam a mente e o corpo. Isso é tudo.

Estrada das Areias

Recomendo um passeio pelo bairro Estrada das Areias, da cidade de Indaial. Um lugar com muito verde, calmo, longe do centro e do burburinho urbano. É uma área rural, com diversas casas espalhadas aqui e ali. A maioria delas possui um jardim cuidado pelos proprietários, além de hortas, plantações e pomares. A estrada é de asfalto até uma parte e depois se transforma numa estrada de barro. Os moradores a maioria nasceu ali ou mora há muitos anos na região. São pessoas de hábitos simples, com as mãos enrugadas pelos trabalhos manuais. Cuidam de suas propriedades, produzem alimentos para vender e assim vivem a vida. São felizes sem dúvida. A qualidade de vida é indiscutível. São de origem polonesa e alemã. O nome Estrada das Areias vem da palavra Sandweg. Antigamente a rua era cheia de areia. Com o tempo e a macadamização da via, a areia desapareceu. Mas o nome e a qualidade de vida junto do contato com a natureza - permanecem.

O Som das Folhas Produzido pelo Vento

O local onde eu trabalho - Fundação Indaialense de Cultura - fica numa parte elevada no centro da cidade de Indaial. A vista é belíssima. Há uma grande área verde no entorno da Fundação. Diversos pássaros passam por aqui: sabiás, bem-te-vis, tucanos e muitos outros. Hoje, 26 de outubro de 2011, um vento forte sopra por aqui, sacolejando todas as árvores. O farfalhar das folhas produz um som característico, verdadeira música para os ouvidos. O clima também está agradável. Nesse estado de espírito é que eu teclo estas linhas simples. Nós nos preocupamos com tantas coisas, com a bolsa de valores, com a violência, com fofocas, mentiras... E esquecemos do essencial, da infinitude da vida. A natureza está aí para mostrar que tudo passa e ela permanece. Um dia todos os grandea problemas e dificuldades serão uma breve lembrança amanhã. Mas a natureza irá permanecer, bela e punjante.